Como está a sua Presença Digital? |Quem não é visto não é lembrado


13/12/2024


Em tempos de internet e em um país com mais de 258 milhões de smartphones e  215 milhões de habitantes (mais de um aparelho por brasileiro), ter uma boa presença digital é imprescindível.

Mas será que quando falamos em presença digital nos referimos apenas sobre ter um site de vendas? Ou significa estar presente em todas as redes sociais? A resposta é não para as duas perguntas!

 

Desvendando a Presença Digital: Muito Além de Sites e Redes Sociais

Ter um site para vender pode ser importante dependendo do segmento, mas ter boa presença digital vai muito além. Se você chegou neste artigo procurando uma solução para potencializar suas vendas através da internet, a boa notícia é que pode ser mais simples do que você imagina.

É incontestável que praticamente todos nós usamos internet, inclusive você neste momento enquanto lê esse artigo. Mas, enquanto consumidor(a), cada pessoa a utiliza de forma diferente. Logo, estudar sobre o comportamento de consumo do seu público é essencial. Bem como entender o que cada canal de comunicação entrega.

Outro ponto importante é que quando pensamos em presença digital, também costumamos pensar em redes sociais e essas estão em frequente mudança. Entender essas nuances de cada rede também irá auxiliar você a estabelecer sua presença na internet.

Após essas reflexões, serei mais objetivo.

1º) Entenda quem é você na internet e qual “chapéu” está vestindo!

Sempre tenha em mente que existe você “Empreendedor(a)” e você “Consumidor(a)”. Além disso, seu perfil provavelmente é diferente do seu público. Logo, suas buscas e o que o algoritmo mostra para você é diferente do que ele entrega ao seu público. Voltando ao fato de você estar lendo este conteúdo “empreendedorístico”, você possivelmente consome conteúdo sobre empreendedorismo na rede, por isso, a menos que você pretenda vender para empreendedores(a), as estratégias que são utilizadas para que você consuma algo serão diferentes das estratégias que você utilizará para que comprem de você.

Ter essa clareza já irá ajudar a não cair na armadilha de pensar que você, enquanto empreendedor(a), deve estar em todas as redes sociais e de usar estratégias que não servem, necessariamente, ao seu público. Isso fará você economizar tempo e (muito) dinheiro.

2º) Conheça seu público.

Cada rede social e meio de comunicação tem adesão maior de um determinado público. Entenda onde está o seu(ua) consumidor(a). É esse tipo de reflexão que proponho. Por isso, conhecer seu público é de extrema importância para que você seja visto por quem realmente você quer ser visto.

3º) Faça o básico bem-feito.

Pelo fato de muitas vezes ficarmos deslumbrados com anúncios de grandes empresas nas redes sociais, esquecemos de nos posicionar em lugares gratuitos e que são simples de criar o perfil e manter o relacionamento com o público. Neste caso, sito especificamente o Google meu Negócio e o WhatsApp.

No Google são realizadas cerca de 3,5 bilhões de buscas por dia só no Brasil. Isso representa 99% de todas as buscas realizadas por aqui. Por isso, se você tem um negócio, esteja no Google. Repetindo: Esteja no Google! 

Mantenha a página Google Meu Negócio atualizada e estabeleça relacionamento com seu público através dela. Atualize horário de funcionamento, endereço, dados de contato, poste fotos e vídeos atualizados. Estimule seu público a dar feedback sobre seu produto ou serviço e responda todos os comentários. Uma promoção para estimular a avaliação pode ser uma boa estratégia.

Dica de ouro! Ao estar exposto no maior buscador do mundo, você poderá receber feedback negativo. Aceite com seriedade e profissionalismo. Lembre-se que é no problema que você ganhará o cliente. Você terá a chance de reverter a visão negativa desse(a) cliente que investiu seu tempo para te avisar sobre uma oportunidade de melhoria e ainda impressionar positivamente os(as) outros(as) potenciais clientes que virem o feedback e o seu posicionamento.

Ainda dentro do tópico “básico bem-feito”, utilize o Whatsapp. Configure seu Whatsapp Business e estabeleça conexão com seus clientes. A qualquer contato, responda com a linguagem que sua empresa adota, poste no status e utilize a função de lista de transmissão. Estimule seu público a salvar o número da sua empresa na agenda para que recebam as suas notificações. Esse tipo de atuação estreita o relacionamento.

Imagine a seguinte situação: Com o consentimento dos seus(uas) clientes, você cadastra todos(as) em seu Whatsapp, então cria uma promoção imperdível e posta para cada um(a) deles(as). Sua promoção será entregue direta no bolso de cada cliente.

Incrível, não? Quer “planfletagem” melhor que essa?

4º) Não seja tão autocrítico nas redes sociais.

Não podemos esquecer que as redes sociais, apesar de estarem na internet, são sociais. Assim como no mundo off-line onde presamos pela autenticidade e originalidade, nas redes não poderia ser diferente. Por isso, desde que não esteja transmitindo uma informação falsa sobre o seu negócio, serviço ou qualquer outro assunto, não se apegue aos detalhes estéticos.

Não espere pelo vídeo super-hiper-master-blaster editado para postar, muito menos a foto perfeita. Excesso de autocritica pode travar seu processo e estabelecimento da sua marca na internet. Foque em expor sua marca como ela é, afinal “feito é melhor do que perfeito’!

As redes mudam o tempo todo e espera pela edição ou recurso perfeito pode postergar demais a sua entrada na internet e como isso você pode estar deixando dinheiro na mesa, ou pior, no bolso do seu concorrente que já está lá aparecendo nas pesquisas dos interessados(as) em adquirir o produto ou serviço que você também oferece.

5º) A jornada do consumidor

Sem entrar em maiores detalhes sobre esse processo da “Jornada do Consumidor”, pois esse por si só já daria um novo artigo, o consumidor nem sempre utiliza a internet para comprar efetivamente algo, mas no processo de compra, ele(a) busca informações do produto ou serviço e a prova social.

Por isso, se você fornece conteúdo esclarecedor sobre seu produto ou serviço na internet, a chance de encontrarem você pode ser muito maior. E com certeza sua interação com as pessoas nessa etapa será determinante para que você seja minimamente considerado no momento da aquisição.

6º) Comece!

Por último, mas não menos importante (o mais importante na verdade), comece!

Ninguém melhor do que você mesmo para identificar a melhor linguagem, qual rede social, melhores fotos e conteúdo do seu projeto a deve ser exposto. Por isso, quanto antes iniciar, mais rápido aprenderá a impulsionar seu negócio através da internet.

Se você gostou do tema e quer se aprofundar mais e ainda fazer network, na AESUL realizamos Oficinas Teóricas e Práticas sobre Presença Digital.

Entre em contato com a nossa equipe, entenda mais sobre a AESUL, os benefícios de se associar e as próximas agendas das oficinas descritas nos dias abaixo:

  • 12/03, 16/04, 21/05 e 11/06.

Achou o artigo interessante? Você também pode fazer parte desta rede!

Aponte seus interesses nos comentários e podemos fazer uma postagem em collab com você também!

 

Sobre o autor:

Henrique Kagohara – Administrador por formação, proprietário da SOMANO, Consultoria, Podcast e Treinamentos, e, sócio proprietário do Laboratório da Pesca, empresa voltada à comercialização de artigos para pesca esportiva e turismo de pesca. Redes sociais e internet: @somanonaweb, @henriquekagohara e www.somano.com.br